Quem tem loja virtual e quer aproveitar as oportunidades de vendas do comércio eletrônico precisa ficar por dentro das possibilidades e ferramentas das plataformas de e-commerce, que são aliadas para a propagação da marca na hora de alcançar mais clientes.
Os recursos oferecidos por esses parceiros de negócio são uma alternativa à criação de um site próprio, que pode demandar a necessidade de serviços de diferentes profissionais, tempo e investimento financeiro, que nem sempre fazem parte da realidade de pessoas autônomas ou que possuem pequenas e médias empresas.
Para criar uma loja virtual sem precisar de uma equipe inteira para desenvolver um site do zero, é possível utilizar as plataformas de e-commerce, que já contam com diversas funcionalidades destinadas a garantir que um produto seja visto pelo público.
Saiba mais sobre essas ferramentas, quais são as principais disponíveis no mercado e entenda como escolher a melhor para o seu negócio.
As plataformas de e-commerce são sistemas que diversas empresas oferecem para facilitar a criação de lojas virtuais, com recursos para inclusão de produtos em catálogos, gerenciamento de mercadorias e vendas, por exemplo.
Entre as principais vantagens das plataformas de comércio eletrônico, estão:
Isso ajuda a alcançar mais pessoas e, com o aumento da clientela, melhorar as vendas. O comércio eletrônico pode ser uma importante fonte de renda para quem trabalha com vendas, afinal o comportamento do consumidor tem se baseado nessa modalidade. Uma pesquisa da empresa Opinion Box indica que:
Uma plataforma de comércio eletrônico pode ser proprietária, criada pela própria loja virtual, mas essa opção nem sempre é viável para quem está no começo das vendas ou ainda não conta com verba suficiente para contratar profissionais que criarão todo o sistema necessário para operar o negócio.
Outra opção é a chamada open source – código aberto em tradução livre -, que são sistemas que têm aspectos técnicos que podem ser usados e alterados por qualquer pessoa que entenda um pouco de tecnologia e/ou desenvolvimento, já que, ainda assim, também é necessário ter conhecimentos técnicos para a criação da loja.
E entre as opções mais conhecidas, estão as plataformas do tipo SaaS, sigla para Software as a Service, que são programas disponibilizados pela internet por determinadas empresas, para serem utilizados como serviços por qualquer pessoa que deseja vender de forma online.
Confira a seguir as principais plataformas de e-commerce disponíveis no mercado:
A plataforma Magento, de código aberto, permite uso de recursos como páginas responsivas, temas e modelos de páginas para personalização, gestão de produtos e extensões que podem acrescentar funcionalidades para a loja virtual.
A Nuvemshop é uma solução de comércio eletrônico que oferece opções de personalização das lojas, integração com empresas de pagamento e envio de pacotes e ferramentas para gerenciar anúncios em redes sociais e aplicativo para gerenciamento da loja.
A plataforma Shopify conta com ferramentas para criação visual de páginas a partir de modelos prontos, integrações com meios de pagamento, páginas responsivas e integração com redes sociais para criação de anúncios, por exemplo.
A Tray oferece modelos de sites para lojas virtuais, integração com marketplaces (sites de compra e venda de produtos que reúnem diferentes vendedores), e recursos técnicos para personalização do atendimento ao cliente.
A Vtex tem soluções relacionadas a integração de inventário e pagamentos, sistemas de comunicação com pontos de vendas e estoque, acesso a recursos da loja virtual a partir de diferentes locais ou aparelhos, entre outras funcionalidades focadas na experiência do consumidor.
A Wix é uma empresa que permite criar sites em geral e, também, lojas de comércio eletrônico. O sistema oferece modelos de sites que podem ser personalizados, além de garantir ferramentas focadas em meios de pagamento, construção de logos, entre outras opções.
O WooCommerce é um sistema de código aberto que pode ser instalado em páginas que foram criadas na ferramenta WordPress, e oferece funções diversas, como acompanhamento de pedidos, cadastro de produtos, integração com WhatsApp, relatórios e outras funcionalidades com base no plano selecionado.
Para escolher a melhor plataforma de comércio eletrônico para a sua empresa, observe o que a ferramenta oferece em relação a:
Depois de entender o que são as plataformas de e-commerce e como essas ferramentas ajudam no crescimento das lojas virtuais, é hora de criar estratégias para impactar o maior número de clientes e mostrar que o seu produto é o que eles têm buscado.
Quer levar o seu negócio de ponta a ponta e conectar o Brasil?