Saber como vender pela internet traz uma série de vantagens para quem quer alcançar um público cada vez maior, sem depender de pontos de venda físicos para comercializar produtos e aproveitando todo o potencial da rede e do chamado e-commerce, ou comércio eletrônico.
Para aproveitar as oportunidades que a internet e outros recursos digitais oferecem para empresas de todos os tamanhos, entenda como vender produtos pela rede, as vantagens desse modelo e os canais que você pode utilizar.
1) Defina o que será vendido
Um dos primeiros passos para começar a vender produtos pela internet é estabelecer o que será comercializado de maneira detalhada e específica.
Focar em um determinado nicho pode ser interessante, pois ajuda a atingir públicos específicos e diminui a concorrência com outras lojas virtuais que são grandes ou já estão consolidadas.
Por exemplo: vender roupas pela internet é amplo e existem milhares de lojas disponíveis no mercado. Agora, comercializar moda plus size pode ser uma estratégia de destaque, uma vez que esse modelo de roupa ainda é pouco trabalho, se compararmos com as demais, tendo assim menos concorrência no setor, e a possibilidade de destaque se trabalhada de forma estratégica e original.
2) Escolha para quem você quer vender
Assim como a definição do que será comercializado pela internet, é essencial escolher e, principalmente, entender qual é o público-alvo da sua loja virtual.
Isso ajuda a criar estratégias de venda e a definir os canais de comunicação do seu negócio para impactar as pessoas que realmente têm interesse em produtos como os que a sua empresa oferece online.
Procure informações como gênero, faixa etária, localização e interesses das pessoas que têm potencial para comprar suas mercadorias. Assim, será possível planejar ações para atrair e fidelizar esse público.
3) Escolha uma plataforma de e-commerce confiável
As plataformas de e-commerce são sistemas que facilitam a criação de uma loja virtual e oferecem recursos como criação de catálogos, gerenciamento de vendas, integração de frete, conexão com plataformas de atendimento, entre outras funcionalidade que são essenciais para quem quer vender pela internet.
Com elas você não precisa contratar uma equipe inteira para criar uma página ou loja virtual do zero: tudo pode ser feito a partir de modelos pré-prontos de um jeito simples, prático e rápido.
Além disso, essas plataformas podem ser integradas com sistemas de gestão que a sua empresa já utiliza, sem contar que elas aceitam diversos meios de pagamento.
Usar uma plataforma de comércio eletrônico é essencial para que o seu negócio possa levar comodidade e praticidade ao público, o que aumenta as chances de vender mais e alcançar outras pessoas.
4) Crie e administre canais de divulgação e vendas
Existem diversos canais que podem ser usados tanto para vender quanto para divulgar a sua loja virtual pela internet. Além das plataformas de e-commerce, também é possível usar canais como:
- Marketplace, que são páginas e grandes sites que reúnem diferentes lojas virtuais;
- E-mail marketing, que utiliza o correio eletônico para anunciar produtos e direcionar pessoas para a sua loja;
- Anúncios em sites como o Google ou em redes sociais, como o Instagram e Facebook;
- Redes sociais também podem ser usadas para divulgação e interação com o público de forma natural, com publicações e respostas a comentários;
- Aplicativos de mensagens instantâneas também podem ser canais de divulgação e vendas, especialmente com a ferramenta WhatsApp Business, que permite criar catálogos e fechar vendas pelo próprio aplicativo.
5) Preocupe-se com a logística da empresa
Além de pensar no seu produto, público-alvo, plataformas para a loja virtual e outros canais de vendas e divulgação do negócio, é essencial contar com um serviço logístico de qualidade que proporcione experiências positivas de entregas para seus clientes.
Afinal, quando uma mercadoria é extraviada, chega depois do prazo ou é entregue com avarias na embalagem, isso traz uma percepção negativa da sua loja para o público e diminui as chances de novas compras ou mesmo de indicações para outras pessoas.
Por isso, dê importância para a forma com que os seus produtos serão entregues após a finalização da compra, para que as expectativas das pessoas que comprarem da sua loja sejam sempre atendidas.