O pagamento de boletos bancários segue regras específicas de horário que variam conforme o banco e o método usado.
Se você já se perguntou “até que horas pode pagar boleto?”, saiba que existe sim um horário limite para que o pagamento seja realizado, principalmente se quiser que ele seja compensado no mesmo dia.
Então, para que você possa se planejar e realizar os seus pagamentos dentro do horário, confira as informações que reunimos neste artigo!
Os bancos definem um horário limite para o pagamento de boletos, que costuma ser às 21h ou 22h em dias úteis.
No entanto, isso pode variar conforme a instituição financeira e o método de pagamento escolhido.
De maneira geral, as regras são as seguintes:
Existem, ainda, variações de acordo com o tipo de boleto e se ele vai ser pago em dia útil ou em finais de semana e feriados. Nós vamos falar sobre algumas delas a seguir.
Se você prefere pagar as suas contas pelo aplicativo do banco, ainda assim precisa ficar atento aos horários. Afinal, não é possível realizar o pagamento por esse meio após o vencimento do boleto.
Normalmente, o horário limite para pagamento pelo app é 21h ou 22h. Após esse período, a compensação será agendada para o dia útil seguinte.
Uma facilidade para quem usa o aplicativo do banco ou o internet banking para pagar contas é a possibilidade de configurar o débito automático delas.
Para contas recorrentes, como aluguel, energia, água e luz, por exemplo, essa pode ser a solução para nunca mais precisar se perguntar até que horas pode pagar boleto.
O pagamento de boletos nos finais de semana pode ser feito por aplicativos, em caixas eletrônicos e lotéricas (apenas aos sábados), mas, via de regra, a compensação vai acontecer apenas no próximo dia útil.
Neste caso, porém, há também diferenças entre bancos tradicionais e digitais.
Os primeiros geralmente permitem o agendamento do pagamento aos finais de semana, enquanto os outros podem ou não processar o pagamento em tempo real. Caso não processem, a compensação também fica para o dia útil seguinte.
A única forma de pagamento instantâneo garantido para esses dias é via PIX, mas essa possibilidade é definida pelo emissor do boleto.
Todas essas regras valem também para pagamentos feitos em feriados.
Além de saber até que horas pode pagar boleto, existem também outras formas de evitar pagamentos com atraso:
E, se mesmo seguindo essas dicas acontecer um imprevisto e você perder o prazo, confira com o emissor do boleto a possibilidade de gerar uma segunda via com nova data de vencimento.
Agora que você já sabe até que horas pode pagar boleto, fica muito mais fácil evitar atrasos e garantir que o seu pagamento vai ser compensado dentro do prazo.
Se quiser continuar se informando sobre gestão financeira, de negócios e logística, continue navegando pelo blog da Loggi!
Depende do banco e do método de pagamento, mas, de maneira geral, o pagamento será agendado para o próximo dia útil.
A maioria dos bancos permite pagamento até às 21h ou 22h, mas as regras para a compensação variam.
Sim, mas a compensação será feita no próximo dia útil.
Via de regra, boletos pagos dentro do horário de expediente bancário, que é até as 17h, são compensados no mesmo dia. Caso ultrapasse esse limite, a compensação fica para o próximo dia útil.