Categorias
                Início / Finanças

                Como reduzir custos logísticos de uma empresa?

                Tempo de leitura:3 min
                22/03/2023
                Duas pessoas diante de uma mesa de madeira com um notebook cinza, uma calculadora e diversos papéis com gráficos e dados.

                Diminuir os custos logísticos ajuda uma empresa a economizar e, se for preciso, equilibrar as contas.

                Diminuir gastos costuma ser uma preocupação frequente de qualquer empresa que queira deixar as finanças no azul e não ter problemas para manter o negócio em funcionamento. Uma das possibilidades para alcançar esse objetivo é reduzir custos logísticos.

                Existem diferentes alternativas para esse encolhimento, porém, é importante entender que a qualidade das entregas não pode cair por conta da tentativa de diminuição. Isso pode trazer prejuízos para clientes e, por consequência, impactar negativamente os resultados.

                É possível reduzir esses custos em uma empresa e ainda manter a boa experiência nas entregas, sem contar que muitas alternativas ainda trazem diversos ganhos que podem aprimorar ainda mais o negócio.

                Entenda mais sobre como encolher os custos da sua empresa, sem que isso signifique abrir mão de prazos competitivos ou da capacidade das entregas de seus produtos.

                O que são custos logísticos?

                O custo logístico é a despesa relacionada ao transporte de insumos e mercadorias que fica sob responsabilidade de uma empresa.

                Por exemplo: quando uma empresa compra matéria-prima para fazer produtos e paga o frete para a fabricante do insumo, esse valor é um custo logístico. Depois, existem os custos relacionados ao transporte, estoque e armazenagem da mercadoria. Já na etapa final da cadeia há um outro custo que a empresa deve arcar: quando o produto sai para ser entregue até o destinatário final. Mesmo que a pessoa que comprou a mercadoria pague frete, a empresa tem gastos para iniciar o processo de entrega.

                Homem e mulher, ambos vestindo camisas azuis e calça jeans, em pé no meio de um corredor parados olhando a tela de um tablet na mão da mulher, uma associação a uma tarefa de redução de custos logísticos.
                Veja como encolher os custos da sua empresa sem abrir mão de prazos competitivos ou da capacidade das entregas.

                 Entre alguns dos custos logísticos de transporte, estão:

                • Gastos com transporte de matéria-prima;
                • Estoque e armazenagem de insumos e de mercadorias em locais próprios ou alugados;
                • Embalagens;
                • Recursos humanos (motoristas, auxiliares, operadores, etc.);
                • Combustível e manutenção de veículos de transporte;
                • Tributos como o ICMS (Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal);
                • Eventuais perdas ou danos em produtos que causam prejuízos.

                Tudo isso impacta a rentabilidade da empresa, pois quanto mais gastos ela tem para manter sua operação logística, menor tende a ser o lucro. Afinal, mesmo que o faturamento seja alto, caso os gastos sejam iguais ou maiores aos rendimentos, o negócio dificilmente conseguirá manter as finanças em dia.

                Por isso, equilibrar os custos operacionais é uma alternativa para diminuir os gastos gerais da empresa e, com isso, conseguir lucrar e aumentar a diferença entre ganhos e despesas.

                3 formas de reduzir os custos logísticos

                Ícone Loggi representando pacotes com dois quadrados pretos em baixo e um azul em cima no meio.
                2) Preste atenção com a armazenagem e o estoque de produtos
                A armazenagem tem relação com o cuidado de materiais que transitam internamente em uma empresa. Já o estoque representa a guarda de um produto durante um determinado período. Fazer o transporte de matéria-prima ou insumos com atenção ou verificar se as mercadorias estão conservadas corretamente no estoque são maneiras de diminuir danos e perdas, o que significa gastar menos com prejuízos.
                3) Utilize embalagens econômicas e eficientes
                Procure por embalagens apropriadas para o tamanho e material de seus produtos. Isso não significa utilizar materiais de baixa qualidade, mas sim optar por embalagens que sejam adequadas para as mercadorias em relação a tamanho, proteção e experiência dos clientes.
                Ícone Loggi representando um caminhão.
                1) Trabalhe com uma empresa de logística parceira
                Ao contar com a parceria de uma empresa de logística especializada em entregas, o seu negócio pode focar em outras tarefas estratégicas e ter a garantia de que os seus produtos vão chegar em qualquer lugar, de forma ágil e eficiente. Além disso, esses aliados têm expertise para que a entrega aconteça com o padrão de qualidade que a sua empresa e seus clientes merecem, o que evita perdas e extravios.

                Por meio de uma malha logística ampla e regionalizada, e tecnologia que te conecta de ponta a ponta, a Loggi possibilita que você tenha acesso a entregas ágeis e com menor custo. Quer se conectar com todo o Brasil?

                A equipe de redação do blog Loggi é um time dinâmico que explora os meandros da logística, e-commerce e gestão. Com habilidades diversas, cada escritor contribui para contar histórias envolventes sobre transporte, inovação e estratégias empresariais. Juntos, compartilhamos a visão da Loggi de transformar a experiência logística no Brasil.
                Compartilhar: