Pare e pense: com qual aplicativo você não conseguiria viver sem? Provavelmente a sua resposta é o WhatsApp, aplicativo de mensagens instantâneas que praticamente todo brasileiro utiliza. E mais do que apenas conversar com a família ou amigos, o WhatsApp hoje também é uma arma de negócios que sua loja precisa usar.
Segundo uma pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 84% das empresas do país que vendem produtos ou serviços pela internet utilizam amplamente o WhatsApp para interação e vendas online. Outra pesquisa, da Opinion Box, afirma que 69% dos brasileiros acha que o WhatsApp é um bom canal para se comunicar com empresas.
Se você está lendo esse texto, provavelmente você já usa o “zap zap” para vender. Mas talvez não esteja fazendo isso da melhor forma.
Neste texto, vamos explicar melhor como o WhatsApp pode se tornar cada vez mais uma ferramenta poderosa para venda de produtos e serviços. Isso passa, claro, pelo uso do WhatsApp Business, ferramenta corporativa que a empresa criou para ajudar comerciantes como você. Vamos lá?
Já tem quase uma década que o WhatsApp se tornou o aplicativo de mensagens mais popular do Brasil, substituindo as ligações e até mesmo o SMS (lembra?). Seja para falar com a família, os amigos ou fazer negócios, o app é extremamente indispensável no dia a dia do país – há até quem diga que o WhatsApp é o sistema operacional brasileiro.
Para empresas, o WhatsApp é um excelente canal para alcançar clientes, negociar vendas e até mesmo cuidar do pós-venda, sem necessariamente precisar uma grande equipe de atendimento. No entanto, da mesma forma que o telefone, é preciso cuidar para que o atendimento pelo WhatsApp não vire uma enorme bagunça – é disso que falaremos mais adiante.
Por agora, o importante é que você saiba algumas das principais vantagens de vender pelo WhatsApp. Entre elas, podemos citar:
Diante de tantas vantagens, é importante aprender a usar o WhatsApp para negócios direitinho, a fim de não perder nenhuma venda.
Lançado em janeiro de 2018, o WhatsApp Business é uma ferramenta muito útil para quem quiser vender pelo aplicativo de mensagens.
Além de ser gratuito, ele também está disponível para smartphones e no computador, através do uso do WhatsApp Web. Para quem conversa com você, nada muda, mas para quem tem um negócio, a versão Business traz uma série de recursos úteis. Entre eles, estão:
São funcionalidades muitas vezes simples de usar, mas que passam uma imagem mais profissional da sua empresa. Além disso, o WhatsApp Business permite verificar sua conta, mostrando para as pessoas que aquele número é mesmo da sua loja – e evitando que alguém se passe pelo seu negócio, criando golpes e fraudes.
Não é à toa que o WhatsApp Business é tão popular: hoje, mais de 5 milhões de empresas usam o aplicativo para gerir seus negócios do dia a dia.
Assim como na venda física, vender online pelo WhatsApp também é um processo que contem diversos passos, do conhecimento do cliente até o pós-venda. Nos próximos parágrafos, vamos explicar um pouco melhor como funcionam esses passos e o que você deve fazer para conseguir maximizar suas vendas usando o aplicativo.
Quem quer vender no WhatsApp precisa comunicar o contato da empresa, para que possíveis clientes interessados no seu negócio consigam entrar em contato.
Usando o WhatsApp Business, é fácil criar um link curto para divulgar seu WhatsApp nas redes sociais. É uma ferramenta simples: após clicar nesse link, a pessoa vai ser encaminhada diretamente para uma conversa com sua empresa, sem precisar necessariamente adicionar os números nos contatos dela.
Esse mesmo link pode também ser inserido no seu site, em sites de outras empresas e até mesmo ser transformado em QR Code, que você pode espalhar em anúncios e flyers por aí. Além disso, você também pode divulgar seu número em cartões de visitas, outdoors e outros meios de comunicação offline.
Essa atividade é complexa, mas pode ser muito útil para poupar seu tempo e evitar que qualquer cliente fique sem resposta. O WhatsApp Business permite que você programe uma ou várias mensagens automáticas para responder seus clientes.
Se você não quiser ter muito trabalho, pode programar apenas duas mensagens automáticas:
Se você tiver um programa como um CRM, que ajuda a filtrar clientes, fazer uma integração mais sofisticada pode ser ainda mais interessante, embora complexo. Mas só colocando essas duas mensagens, você já evita que um cliente fique sem resposta e abandone qualquer intenção de compra.
Ao iniciar uma conversa com um cliente, é importante que você preste atenção em alguns fatores. Entender o tempo da conversa é muito relevante: algumas pessoas preferem resolver tudo rápido, enquanto outras podem demorar para responder. Além disso, algumas pessoas podem preferir respostas rápidas, enquanto outras não necessariamente.
Seja qual for o perfil do ou da cliente, sua loja deve estar sempre preparada para responder dúvidas assim que for possível. Para isso, é importante sempre usar educação e não cometer erros de português. Procure ainda dar respostas mais completas, com contexto, evitando mal-entendido. Por outro lado, não é necessário ser formal demais: afinal de contas, o WhatsApp é um ambiente de conversa, não é mesmo?
Além disso, vale o aviso: seja gentil e ofereça produtos, mas tome cuidado para não ser insistente demais e acabar afastando o interesse de quem te procurou.
Uma das coisas mais interessantes do WhatsApp é a possibilidade de enviar a mesma mensagem uma vez só para muitas pessoas. Há lojas que utilizam listas de transmissão ou até mesmo grupos para conseguir comunicar promoções, campanhas e até novos produtos.
É, de fato, uma ferramenta muito útil para se destacar da concorrência e ter um relacionamento mais próximo com o seu cliente. No entanto, é preciso tomar muito cuidado para não transformar estratégia em problema.
Afinal de contas, o envio de mensagens em massa pode ter um conteúdo genérico, que pode ser considerado spam. Assim, em vez de atrair clientes, você acaba afastando – especialmente se enviar mensagens com uma frequência muito alta.
Para negócios que estão começando, é possível selecionar a mesma mensagem para ser enviada a um grupo de clientes conhecidos e/ou que estão na mesma situação. Já quem estiver em um estágio avançado pode até utilizar um programa como um CRM, fazendo segmentação de pessoas, pensando em perfil, comportamento de consumo e outras características.
Além disso, lembre-se: quanto melhor for a personalização da mensagem, maior é a chance de você conseguir costurar suas vendas melhor. Por outro lado, quanto mais personalizada for a mensagem, mais tempo você vai gastar. Por isso, é importante buscar o equilíbrio.
Apesar de não ser uma rede social em si, o WhatsApp tem ferramentas muito próximas às redes sociais. Um ótimo exemplo disso é o Status, uma ferramenta equivalente aos Stories do Instagram, na qual é possível divulgar promoções, campanhas e novos produtos.
Dependendo de quem for o seu público, é uma ferramenta que pode ser bastante importante. Além disso, é uma forma bem menos invasiva de despertar desejo nas pessoas, a fim de que elas comecem uma conversa.
Depois de tudo isso que dissemos, é preciso ressaltar um ponto importante: é muito raro que a experiência de uma pessoa com a sua loja ou marca fique apenas no WhatsApp. Muitas vezes, a experiência começa no WhatsApp e termina na loja física, ou vice-versa.
Assim, é importante que você entenda que o WhatsApp precisa fazer parte do seu processo de vendas, inserindo-o na sua estratégia e no seu planejamento. Por isso, é importante pensar nele em toda promoção, em toda divulgação ou lançamento de produtos. Além disso, é preciso tomar cuidado para que a linguagem usada na rede seja a mesma da sua loja: se você tem um negócio formal, precisa que a linguagem seja séria.
Continuar uma conversa com clientes após vender é outro ponto importante do WhatsApp na sua estratégia de venda online. Isso vale tanto para a comunicação que parte de você (divulgando produtos ou lançamentos) quando para as mensagens que partem de clientes, solicitando apoio ou pedindo trocas.
Ter um bom atendimento nessa hora é vital: afinal de contas, a experiência de clientes não se encerra apenas na troca de um produto ou serviço por dinheiro. Inclusive, há muitas marcas que se destacam da concorrência justamente por essa postura no pós-venda.
Da mesma forma que passamos anos e anos aprendendo a usar o telefone de maneira corporativa, o WhatsApp também requer cuidados específicos. O primeiro deles é não misturar vida pessoal e profissional: não utilize seu número pessoal para responder às mensagens dos clientes. Prefira adquirir um número novo apenas para a empresa
Se você for contar com uma equipe de vendedores, vale a mesma regra: eles todos devem ter acesso ao mesmo número (ou então um número para cada um deles), a fim de evitar mensagens fora do horário de trabalho. Além disso, o uso de celulares corporativos evita distrações e mantém os dados caso um vendedor saia da empresa.
Além disso, vale a pena utilizar o WhatsApp Web, versão para computador do aplicativo de mensagens, que facilita a gestão das mensagens para quem trabalha – especialmente se você precisa fazer vendas mais qualificadas, com vendas mais longas.
Se após ler esse texto você entender que o seu negócio está pronto para começar a vender no WhatsApp, pode ser uma boa ideia criar uma lista de tarefas que você não pode deixar de lado.
Aqui abaixo, deixamos um checklist rápido para te ajudar a ter certeza de que sua operação de venda online pelo aplicativo de mensagens está funcionando perfeitamente. Vamos à lista?
Se você seguir esses passos, provavelmente terá muito sucesso ao vender pelo WhatsApp. E vale lembrar: se você precisa de ajuda para ampliar a venda dos seus produtos, a Loggi está aqui para te ajudar. Nossa entrega acontece em todo território brasileiro, e você tem diversas opções de envio para automatizar a rotina do seu negócio.