Utilizar as redes sociais para atingir o público-alvo da sua loja é uma estratégia que qualquer pessoa que faz vendas online precisa adotar atualmente. Mas apenas criar conteúdo não é suficiente para chegar até as pessoas.
Isso porque cada rede social utiliza um algoritmo, dentre as milhares de publicações feitas todos os dias, o que vai exibir para as pessoas. É uma dinâmica que faz com que mesmo quem segue o perfil da sua loja não receba o que você está publicando. No entanto, há formas de driblar esse algoritmo e usá-lo a seu favor – e escolher bem o horário de publicação dos conteúdos que você produz é uma forma de fazer isso. É disso que vamos falar nesse texto. Vamos lá?
Seções:
Para começar, é importante entender o que é um algoritmo – um termo que existe muito antes da computação existir. Na matemática, algoritmo é uma sequência de regras que, aplicada a dados, permite resolver uma classe de problemas ou fazer uma tarefa. Um exemplo de algoritmo que muita gente conhece é a Fórmula de Bháskara, utilizada para a resolução de equações do segundo grau.
Essa mesma lógica pode se aplicar, por exemplo, a uma receita de bolo: saber o que fazer com cada ingrediente numa ordem específica é uma boa forma de resolver o problema de fazer o bolo – ou seja, a receita é um algoritmo de bolo. Na computação, algoritmos são ferramentas muito utilizadas para resolver um problema – e é por isso que estamos falando deles aqui.
O algoritmo de uma rede social tem de resolver um problema: escolher, dentre os muitos conteúdos possíveis, quais mostrar para cada pessoa que usa um aplicativo.
Pense no seguinte cenário: se você segue 600 pessoas e todas elas publicam uma foto por dia no Instagram, você terá 600 fotos para ver. E aí existem dois problemas: quais fotos são mais interessantes para você? O que o aplicativo vai mostrar primeiro?
Há redes sociais que decidem que o melhor a fazer é usar uma ordem cronológica – como era o caso do Twitter antigamente. Mas nem sempre isso faz sentido, certo? Por isso, plataformas como Instagram, TikTok e Facebook utilizam algoritmos para recomendar o melhor conteúdo para cada pessoa.
Isso é feito com base em uma série de dados que cada plataforma coleta sobre as pessoas – como interesses pessoais, frequência de uso e até mesmo a quantidade de likes e comentários feitos num determinado perfil.
A ideia aqui é que o algoritmo melhore a experiência das pessoas; no entanto, isso nem sempre acontece. Afinal de contas, muitas vezes quem segue sua loja não recebe o seu conteúdo, mesmo querendo. Por isso é importante usar estratégias para fazer isso acontecer.
Cada rede social tem um horário bom para publicar – e isso não é à toa. Pense na forma como você utiliza cada rede, considerando seus interesses, perfis que segue e também nas ocasiões de uso. Assim, é natural que cada plataforma tenha suas próprias medidas.
Além disso, é importante pensar que esses horários que apresentamos a seguir podem variar considerando o seu público-alvo e o seu conteúdo em específico. Por isso, vale a pena ler o artigo até o final para saber como lidar caso as coisas não estejam indo conforme planejado.
Uma das redes sociais mais utilizadas por quem vende na internet, o Instagram é uma ótima plataforma para mostrar seus produtos. Não é à toa: lá, fotos e vídeos imperam, permitindo que você fale sobre o que está vendendo nos mínimos detalhes. A rede é tão boa para vendas que até mesmo criou um serviço de shopping center interno!
Além disso, por ter múltiplos formatos – como fotos no feed, reels e os efêmeros stories –, o Instagram também tem uma versatilidade que poucas redes possuem. Por outro lado, seu algoritmo é considerado bastante imprevisível: para ter sucesso nele, é importante publicar com frequência, em diferentes formatos.
De maneira geral, os melhores horários para publicar no Instagram são segundas, terças, quartas e sextas-feiras, entre 9h e 13h. Já os piores horários costumam acontecer em todos os dias da semana, entre 00h e 4h da manhã – uma vez que é um horário que muita gente está dormindo.
Existem diversos serviços e pesquisas na internet que buscam determinar horários bons para postar nas redes sociais. Segundo o site SproutSocial, você deve seguir o seguinte calendário para decidir publicar seus conteúdos:
Além disso, o site avisa que o pior dia para publicar é o domingo – e faz sentido, porque costuma ser o dia que muita gente deixa o celular de lado para fazer outras coisas.
Segundo o Hootsuite, serviço muito usado para agendar publicações, usar os Reels (serviço de vídeo do Instagram, criado para combater o TikTok), pode atrair até 300% mais engajamento. E eles têm até uma dica de horário para fazer isso: de segunda a quinta-feira, entre 9h e 12h da manhã.
No entanto, vale o aviso: é bom testar bastante se você perceber que publicar neste horário não está surtindo o melhor efeito. Isso pode acontecer por conta do seu público alvo ser específico.
Outra função que muita gente usa no Instagram e pode servir para alavancar suas vendas são os Stories, mensagens efêmeras que ficam só 24 horas no ar. Os melhores horários para publicá-las são os seguintes:
Rede social conhecida por ter vídeos curtos e muito bem editados, dinâmicos, o TikTok costuma ser usado pelas pessoas em momentos de distração rápida – como a hora do almoço, ou antes, de dormir.
Não à toa, você vai perceber que existem alguns horários ótimos para publicar nessa rede social que combinam com essas atividades, segundo levantamento do Hootsuite.
Lembre-se, porém, que esses dados não são regra, mas podem ser usados para auxiliar sua estratégia na plataforma.
Não se engane: talvez você não utilize mais o Facebook, mas muita gente ainda acessa diariamente a rede social. E se tem muita gente lá, com certeza tem muita gente para ver os produtos da sua loja e se interessar por eles. Por isso, vale a pena anotar os melhores horários para publicar no Facebook:
Não é à toa: são horários em que normalmente as pessoas estão trabalhando ou indo para o trabalho. Seguindo o mesmo raciocínio, não é recomendável publicar no Facebook mais cedo que isso ou durante a madrugada.
Como dissemos anteriormente, os horários de cada rede social podem não funcionar especificamente para o seu perfil. Afinal, se você tem como público-alvo adolescentes, talvez postar muito cedo ou tardiamente da noite não faça sentido. Por isso, é importante testar e pensar em ideias alternativas para descobrir o horário de pico das suas redes sociais.
Se você vende seus produtos há algum tempo, você provavelmente já conhece seu público-alvo, mas talvez você não saiba como ele se comporta nas redes sociais, o que pode influenciar a estratégia de horários de publicação.
Por isso, é importante conversar com clientes e entender como eles usam cada rede social onde você pretende publicar seu conteúdo.
Mais do que seguir apenas a tabelinha acima, é importante fazer testes para entender os seus resultados. Por isso, busque postar todos os dias, em diferente horário, e incluindo nos finais de semana. Depois de algum tempo, com certeza você terá informações o suficiente para comparar o desempenho das publicações, descobrindo quais são os horários que mais funcionam para você.
Para organizar seus testes, crie uma planilha com cada dia da semana, horário e tipos diferentes de mídia e anote tudo o que foi publicado.
Além de fazer seus próprios testes, outra forma de descobrir como você está se saindo é conferindo as estatísticas da plataforma. Se você tem perfil como empresa no Instagram, poderá conferir ferramentas como o Instagram Insights, que reúnem dados sobre curtidas, engajamento dos seus posts e também os dias e horários que seus seguidores estão mais ativos na rede social.
Outro recurso que pode ajudar muito sua vida quando você descobrir os melhores horários é agendar a publicação de conteúdos – de forma que você não precise ficar de plantão para apertar o “publicar”. O Instagram e o Facebook, por exemplo, têm o Business Studio como ferramenta aliada de quem precisa agendar posts, reels e publicações no feed.
Além de usar as ferramentas disponíveis dentro das redes sociais, outra forma de turbinar seu desempenho nas plataformas é utilizar ferramentas de monitoramento, que podem verificar o engajamento das suas postagens e te ajudar a identificar novas tendências.
É importante lembrar que muitas dessas ferramentas são pagas – e bem caras, até! –, sendo algo que você precisa por na balança. Só vale a pena pagar por elas se você for realmente utilizar muito ou se as redes sociais forem vitais para seu negócio. Entre elas, estão o Reportei, o BuzzMonitor, o Hootsuite e o Social Sprout. Com elas, é possível planejar o conteúdo de maneira mais eficiente, aumentando o seu alcance e potencial de vendas.
Mas, esperamos que, ao final deste texto, você tenha uma boa noção de como funcionam os melhores horários para postar nas redes sociais, independentemente de qualquer ferramenta. Boas vendas!