Conheça as métricas de satisfação do cliente e aprenda a aproveitá-las da melhor forma possível
Quem empreende busca diversas formas de atrair clientes e fazer com que mais pessoas conheçam sua marca, mas esquece de investir em um fator que pode impactar o sucesso de um negócio: a fidelização dos clientes já existentes. Para isso, é preciso identificar e medir os pontos fortes e fracos da empresa e o que os clientes gostam ou não em suas experiências.
Adotando as métricas de satisfação do cliente, você consegue entender quais as expectativas sobre a experiência com a sua marca e como você pode melhorar. Assim, você fideliza as pessoas que passam pela sua empresa, aumenta as chances de indicação e garante que os próximos clientes sejam contemplados com toda a qualidade que a sua marca promete. Assim, vamos te contar quais são os indicadores de satisfação mais importantes e o que você precisa saber para começar.
As métricas de satisfação do cliente são indicadores do quão efetiva ou positiva foi a experiência do consumidor durante todo o processo de compra, ou seja: como foi o atendimento, a facilidade de utilizar a interface de um site, se houve algum problema com o produto, etc. Isso é importante, pois te dá uma visão mais acertada do porquê de um cliente voltar a consumir a marca, recomendar para alguém, ou trocar para um concorrente.
São esses, entre outros, os indicadores que mensuram o quanto as estratégias feitas para garantir uma boa experiência para o consumidor funcionaram. Se a comunicação deu certo, se aquele novo recurso que você implementou no site ajudou.
O primeiro passo é conhecer as alternativas e o tipo de informação que cada uma delas proporciona. As principais métricas de satisfação do cliente são:
Agora que você já sabe quais são as principais métricas de satisfação do cliente que podem ser utilizadas na sua empresa, basta compreender o momento do seu negócio e compreender qual das opções é a mais favorável para seu crescimento. Contudo, é importante que para serem efetivas, as métricas de satisfação sejam bem analisadas e aplicadas.
A NPS, por exemplo, por ser mais simplificada, pode ajudar você a começar pelo básico, para a situação da sua marca e então iniciar uma construção de pesquisa mais abrangente.
Além de garantir a satisfação do cliente, é fundamental que você garanta que a experiência de compra, incluindo a entrega, seja positiva. Receber um produto com segurança, bem embalado e no dia certo garantem que as pessoas que compram com você saibam que sua empresa é de confiança. Assim, vale a pena que você conte com uma empresa de envios para levar seu negócio para todo o Brasil.