Se existe um aplicativo que o Brasil inteiro usa, esse aplicativo é o WhatsApp, que serve tanto para conversar com a família quanto para fazer um pedido na pizzaria. Não é à toa que muita gente por aí chama o WhatsApp de sistema operacional do Brasil – e por que não, da sua loja online também?
De acordo com uma pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 84% das empresas do país que vendem produtos ou serviços pela internet utilizam amplamente o WhatsApp para interação e vendas online. Não é uma surpresa: se você tem um negócio digital, provavelmente já utiliza o aplicativo verdinho em alguma tarefa das suas vendas.
Mas, como tudo na vida, sempre há espaço para melhorar – e com o WhatsApp não é diferente. Neste texto, vamos falar bastante sobre o WhatsApp Business, versão profissional do aplicativo que a empresa criou para ajudar quem tem um pequeno negócio e depende do serviço de mensagens. É um sistema que traz muitas vantagens e é fácil de usar. Quer aprender? Então siga lendo.
Seções:
Lançado em janeiro de 2018, o WhatsApp Business é uma ferramenta muito útil para quem deseja ter um negócio digital e fazer vendas pelo aplicativo de mensagens.
Além de gratuito, o serviço funciona tanto em celulares (Android e iPhone) como no computador – neste caso com apoio do WhatsApp Web. Para quem possui um negócio, a versão Business traz uma série de recursos úteis. Entre eles, estão:
Muitas dessas funções podem parecer complexas, mas, na verdade, são bastante simples de serem utilizadas – e dão uma imagem muito mais profissional e organizada do seu negócio.
Outra vantagem do serviço é permitir que cada negócio tenha uma conta verificada. Nesse caso, o aplicativo mostra para qualquer pessoa que aquele número é mesmo da sua loja – ajudando a evitar que um criminoso se passe pelo seu negócio, criando golpes e fraudes.
São funções tão úteis que não é difícil entender a popularidade do WhatsApp Business: hoje, mais de 5 milhões de empresas usam o app para organizar seus negócios.
Ao ler algumas das funções que o WhatsApp Business possui, você talvez já consiga imaginar as principais vantagens do aplicativo corporativo. Mas vamos frisá-las aqui:
É tanta vantagem que vale a pena não só continuar lendo esse texto, mas também aprender a usar o WhatsApp Business da melhor forma possível. Vamos lá!
É claro que um sistema tão poderoso como o WhatsApp Business pode render uma série de dúvidas. Mas calma, que vamos te ajudar aqui a resolver as principais questões que você pode ter sobre esse serviço.
Para usar o WhatsApp Business, é preciso que você tenha um número de celular só para ele – e é bastante recomendável que você tenha um número diferente do seu número pessoal, para evitar confusões. Afinal de contas, seu negócio pode ser pequeno hoje, mas se ele crescer, outras pessoas poderão precisar acessar essa conta.
Hoje, uma conta gratuita do WhatsApp Business permite que a conta esteja aberta em até quatro aparelhos conectados (ou seja, computadores) e um celular ao mesmo tempo. Já com a assinatura Premium, é possível conectar 10 aparelhos diferentes à conta da empresa, a fim de facilitar o atendimento por toda a equipe.
Sim, mas é preciso que a conta do WhatsApp pessoal seja de um número de telefone e a do WhatsApp Business pertença a outro número – e claro, seu celular tem de ter espaço para dois chips (sendo que um deles pode ser um chip virtual ou eSIM). Não é possível ter um só número de telefone funcionando nos dois aplicativos (WhatsApp e WhatsApp Business) ao mesmo tempo.
O WhatsApp Business é gratuito e está disponível para Android ou iPhone, podendo ser usada por empresas de qualquer tamanho. Há ainda uma versão Premium do WhatsApp Business, mas o preço dela varia conforme o país e também o setor da empresa.
Ao se cadastrar na plataforma, o limite de mensagens por dia no WhatsApp Business é de 250 clientes a cada 24 horas. Caso você passe pelo processo de verificação comercial da sua conta, você sobe para 1 mil clientes por dia – e pode subir de nível dependendo da sua necessidade.
Ao todo, o WhatsApp tem quatro níveis diferentes para envio de mensagens – no mais alto deles, não há limite de envio de mensagens por dia. No entanto, o nível também pode ser reduzido caso suas mensagens sejam bloqueadas ou reportadas como spam pelos usuários; portanto, tome cuidado.
Nessa parte do texto, vamos te ajudar a implementar algumas funções básicas do WhatsApp Business, mas que podem ajudar bastante a sua loja a se destacar e ter uma imagem profissional. Mãos à obra!
O primeiro passo para seu WhatsApp Business é criar um link de contato: é por meio dele que as pessoas vão conseguir encontrar seu número de uma forma fácil, sem precisar ficar adicionando seu contato no celular – basta clicar no link e o aplicativo já vai abrir na janela de conversa com a sua loja.
Fácil, né? Melhor que isso é saber que você pode divulgar esse link não só no seu site, mas também nas suas redes sociais e até mesmo transformado em um QR Code para você espalhar por anúncios e flyers por aí.
Quando você entra em uma loja, prestar atenção na organização visual ou no nome da loja é uma das primeiras coisas que faz as pessoas decidirem ou não pela compra. No WhatsApp, é o mesmo: preste atenção na foto que você decide colocar, no nome do seu contato e também no status (aquela pequena mensagem que você mostra o que está fazendo, uma espécie de subtítulo).
No caso da foto, o ideal é utilizar o logo da sua loja ou então algo que represente a sua marca – eventualmente, pode até ser uma foto da fachada da loja, se ela for muito reconhecível. Evite imagens pouco profissionais, como fotos pessoais.
Já o nome deve ser o nome da sua empresa – eventualmente, vale a pena incluir alguma informação sobre a localização, como bairro ou cidade, especialmente se você atua com franquia ou distribuição de alguma marca famosa.
Quanto ao status, existem várias formas de utilizá-lo bem; você pode aproveitar para descrever um pouco melhor seu negócio ou para chamar atenção, trocando a mensagem ocasionalmente para destacar promoções ou eventos.
Uma das funções mais úteis do WhatsApp Business é a criação de mensagens automáticas, permitindo que você programe uma ou várias mensagens automáticas para responder aos seus clientes.
É possível utilizar diferentes mensagens, especialmente conforme você vai aumentando seu conhecimento da plataforma. No entanto, programar duas mensagens específicas já pode ajudar muito você a ganhar tempo (e cuidado com os clientes):
Para quem tem operações mais sofisticadas, é possível ainda integrar o WhatsApp Business a um programa como um CRM, um software que faz a gestão de relacionamento com clientes. Mas isso é algo complexo, de maneira que você pode começar pelo básico: só automatizando essas duas mensagens, você já evita que um cliente fique sem resposta e abandone qualquer intenção de compra antes de você responder.
Além de automatizar mensagens, outra função que facilita muito a vida do seu negócio no WhatsApp Business é a de criar um catálogo. Por meio dele, quem está comprando na sua loja pode saber exatamente o que você oferece, quais são os preços, e tudo mais. Esse catálogo estará acessível no perfil da sua empresa – e pode evitar muitas trocas de mensagens com dúvidas simples.
Dentro do catálogo, cada produto e serviço deverá ter um campo exclusivo. Nesse campo, você poderá incluir características como:
É possível colocar até 500 itens diferentes no catálogo. Ter um catálogo atualizado permite que cada cliente escolha o que quer e só te mande um pedido ao fechar a compra. Fácil, né?
Além disso, ao ter um catálogo compartilhado, você facilita o trabalho do cliente que ainda não conhece sua loja. Por exemplo: se você tiver uma pizzaria, o cliente pode saber todos os tipos de pizza que tem no seu restaurante e os valores antes de comprar. É uma funcionalidade que também facilita muito o crescimento boca-a-boca da sua empresa.
Se você quiser facilitar ainda mais a vida do seu cliente, você pode utilizar a função de carrinho de compras dentro do seu WhatsApp Business, permitindo que os clientes adicionem itens do catálogo direto para um pedido.
Para fazer isso, porém, você vai precisar integrar seu sistema de vendas e pagamento ao WhatsApp. Além disso, será preciso garantir que você e seus clientes tenham sempre a versão mais recente do aplicativo instalado.
Outra funcionalidade muito útil do WhatsApp Business é a gestão de pagamentos dentro da conversa, utilizando o WhatsApp Pay – o serviço de pagamentos criado pela Meta, a empresa que é dona do WhatsApp (e também do Facebook e do Instagram, sabia?).
Para isso, é preciso criar uma conta no WhatsApp Pay e integrá-la com sua conta bancária. No entanto, vale o aviso: dependendo da quantidade de transações que você fizer, o WhatsApp pode cobrar uma pequena comissão. Se for esse o seu caso, considere continuar recebendo por outros meios de pagamento, como PIX, débito ou crédito.
Talvez a função mais popular do WhatsApp Business, a transmissão de mensagens em massa é um recurso muito poderoso, mas que também pode gerar muitos problemas.
Usar listas de transmissão para enviar a mesma mensagem a vários clientes – fazendo campanhas, avisando de promoções ou do lançamento de novos produtos – é um recurso muito útil para se destacar da concorrência e abrir uma janela de conversa com o cliente.
No entanto, é um recurso para ser usado com muito cuidado: se você enviar mensagens genéricas demais, corre o risco dos clientes te bloquearem ou reportarem seu conteúdo como spam. Tome cuidado também para não fazer uso dessa ferramenta com uma frequência muito alta, o que pode irritar as pessoas.
Para quem continua começando com uma loja online, é possível selecionar a mesma mensagem para ser enviada a um grupo de pessoas conhecidas. Já quem estiver em um estágio avançado pode até utilizar um programa como um CRM, fazendo segmentação de pessoas, pensando em perfil, comportamento de consumo e outras características.
Esperamos que, ao final deste texto, você tenha entenda como usar o WhatsApp Business para alavancar sua loja online. E para continuar turbinando seu negócio, que tal descobrir como as ferramentas de inteligência artificial podem otimizar o seu dia a dia?