Cada vez mais, os consumidores ficam exigentes com a velocidade dos prazos de entrega no e-commerce, e por isso é preciso utilizar recursos da logística, como um centro de distribuição, por exemplo.
Muito populares em outros países, os CDs (centros de distribuição) começaram a se disseminar pelo Brasil nos últimos anos, com o crescimento do comércio eletrônico.
Graças a eles, muitas empresas se tornaram capazes de fazer entregas rápidas após os pedidos, ganhando velocidade e economizando tempo.
Essa é uma estratégia de logística que demanda bastante organização das empresas, mas que pode servir a lojas virtuais de diferentes tamanhos – incluindo a sua!
Neste texto, vamos explicar o que é centro de distribuição, como eles funcionam, como são organizados e as vantagens dessa estratégia.
Vamos lá?
Centro de distribuição é um local onde as mercadorias ficam armazenadas após saírem dos fornecedores e antes de serem enviadas aos pontos de venda (PDV) ou consumidores finais.
São unidades físicas que servem para armazenamento e despacho de mercadorias, estruturadas para receber produtos de forma centralizada e utilizar processos logísticos adequados.
A ideia central é que no centro de distribuição, as cargas são fracionadas em quantidades menores, a fim de serem enviadas de maneira rápida até os pontos de venda ou o endereço dos consumidores.
Na maior parte do tempo, as entregas são realizadas por transportadoras e distribuidoras.
Em alguns casos, as empresas fabricantes ou varejistas também cuidam da entrega, sem a necessidade de empresas de logística intermediárias.
Muita gente costuma tratar centro de distribuição e armazém como sinônimos, mas a verdade é que há várias diferenças entre esses dois tipos de estrutura logística.
No centro de distribuição, o foco está no cliente, servindo como ponte entre fornecedores e consumidores finais ou pontos de venda, nos quais os consumidores podem adquirir os produtos.
O centro de distribuição também costuma utilizar tecnologia de ponta para gerenciar pedidos e o inventário de estoque, bem como transporte e embalagens adequadas.
Além disso, a permanência das mercadorias nos CDs também é mais curta.
Já o armazém costuma ter como principal função o armazenamento das mercadorias já produzidas, de insumos e de matérias-primas necessárias para a fabricação.
Seu foco está na empresa e na produção, e não no cliente.
Em armazéns, o fluxo é mais lento e menos exigente, embora possa ser bastante complexo dependendo dos insumos e dos produtos armazenados.
Já deu pra perceber que o centro de distribuição é um tipo de estrutura logística bastante dinâmica, com o objetivo de garantir que as mercadorias sejam enviadas rapidamente e em excelente estado.
Para entender bem como o CD funciona, vale a pena lembrar que seu foco está na satisfação do cliente.
A seguir, vamos falar das principais tapas pelas quais um produto passa em um centro de distribuição.
O primeiro passo de qualquer mercadoria em um centro de distribuição é o recebimento, setor responsável pela descarga dos produtos que chegam.
Aqui, é uma cena comum ver caminhões estacionados nos CDs sendo descarregados.
Depois que os produtos são recebidos, eles devem ser movimentados dentro do centro de distribuição, em busca de garantir um armazenamento eficiente.
Para isso, são utilizados transportes internos dos CDs.
Mesmo que os produtos tenham giro rápido no centro de distribuição, é importante ter um armazenamento ágil, focando no alto giro do estoque.
Aqui, muitas empresas implementam táticas como FIFO, FEFO e LIFO – conhecidos sistemas de gestão de estoque.
Na área de separação dos CDs, os profissionais procuram pelas mercadorias e conferem a documentação delas após o pedido.
A área, também chamada de picking, separa ainda os itens para envio das encomendas.
Por fim, a área de expedição é responsável por despachar as mercadorias para clientes ou pontos de vendas.
As entregas podem ser feitas pela empresa ou terceirizada para transportadora.
Existem diversas vantagens em ter um centro de distribuição ou usar os serviços de uma empresa especializada na área.
Se você está considerando investir, vale a pena conferir os principais benefícios logo abaixo.
Utilizar um centro de distribuição é uma forma de unir o estoque da empresa em um só local.
Assim, recebimentos e entregas passam pelo mesmo lugar e a tarefa de gestão do estoque é simplificada.
🐇 Baixe o material: Planilha de controle de estoque
Para dar conta do recebimento e envio de tantos produtos, muitos centros de distribuição usam tecnologia para digitalizar processos.
Dois exemplos são o uso de máquinas no estoque e os softwares WMS.
Por meio desses sistemas, é possível controlar processos e operações que envolvem a logística de um negócio com dados em tempo real.
Essa prática ajuda a aumentar a eficiência e a produtividade na distribuição.
Por conta do uso de dados e de tecnologia, o centro de distribuição também fornece informações sobre a sazonalidade dos produtos.
Mais do que isso, para quem utiliza diferentes CDs, também é possível entender a sazonalidade de cada localidade ou região do país, a partir dos dados de movimentação de produtos.
Ter um centro de distribuição também ajuda a reduzir custos, uma vez que o uso de cargas fracionadas reduz o trabalho nas entregas e permite que as frotas façam mais viagens, de maneira eficiente.
Ao usar centros de distribuição, lojas e varejistas conseguem melhorar prazos e preços de fretes.
Além disso, a reposição de itens em pontos de venda também é mais rápida, aumentando a satisfação dos clientes.
Existem diversas técnicas que ajudam as empresas a organizar os centros de distribuição.
Mais do que apenas organizar, essas ideias são vitais na otimização dos CDs, ajudando as empresas a serem eficientes.
Continue a leitura!
Uma vez que o centro de distribuição é voltado para as entregas, um dos fatores mais importantes é a gestão logística adequada dos prazos.
É preciso ter controle sobre quais mercadorias precisam ser entregues e em quais datas.
Não à toa, muitas empresas usam sistemas de gestão automatizados, capazes de reunir todos os dados dos produtos e utilizados por pessoas autorizadas a fazer esse controle.
É importante também que o controle de qualidade dos itens armazenados seja feito, especialmente considerando o estado das mercadorias e, no caso de itens perecíveis, a data de validade.
Nada pior do que um produto chegando com defeito ou estragado até o consumidor final, não é mesmo?
Por isso, é muito comum que alguns centros de distribuição tenham espaços especiais refrigerados, frigoríficos ou até mesmo estufas para garantir a boa qualidade dos produtos.
Para o final, deixamos o aspecto mais importante do centro de distribuição: o layout.
Um bom centro de distribuição é aquele que está bem organizado para as mercadorias entrarem e saírem rapidamente.
Para isso, é importante ter uma boa disposição de setores e das áreas de recebimento e armazenamento das mercadorias.
De maneira geral, existem dois grandes tipos de layout de centros de distribuição.
Nesse tipo de layout, o foco está em não ter congestionamentos, considerando o fluxo dos produtos.
Eles são recebidos em uma ponta do CD, armazenados no centro e expedidos do outro lado.
Nesse tipo de layout, a prioridade está em colocar os produtos de maior giro mais próximos da área de separação, favorecendo a produtividade da empresa.
É bastante comum nesse modelo que áreas de coleta e armazenagem tenham dimensões reduzidas, bem como o uso de esteiras que facilitam a separação dos produtos.
Esperamos que, ao final deste texto, tenha ficado claro sobre como funciona um centro de distribuição.
Dependendo do porte da sua empresa, vale a pena considerar construir um ou usar serviços de empresas terceirizadas para agilizar a sua operação.
Saiba ainda que, se você precisar de ajuda com a logística, pode contar com a Loggi.
Crie uma conta e alcance o Brasil inteiro com fretes acessíveis!
Centro de distribuição é uma estrutura logística que recebe, armazena, separa e distribui mercadorias para entrega, conectando fabricantes e fornecedores a pontos de venda e consumidores finais. Seu objetivo é agilizar o processo de distribuição.
Existem cinco etapas que definem a utilização de um centro de distribuição: recebimento, movimentação, armazenamento, separação e despacho de pedidos.
Depende. Mas, via de regra, a ideia é que os produtos passem pouco tempo nos centros de distribuição, que foram criados para reduzir o tempo de armazenamento. Em muitas empresas, esse prazo é de 1 a 5 dias úteis.