Categorias
                Início / Logística

                O que considerar para definir o prazo de entrega do seu negócio

                Tempo de leitura:3 min
                12/05/2023
                O que considerar para definir o prazo de entrega do seu negócio

                No e-commerce, o prazo simboliza o período de tempo em que determinada entrega deverá ser realizada. Aqui, se leva em consideração tudo o que acontece antes de um produto chegar ao destino final, como: fase de preparo; fase de embalo; fase de envio fase de transporte.

                Nesse sentido, é importante saber os processos da sua empresa, o comportamento dos consumidores e a média de mercado para definir qual será o prazo de entrega do seu negócio.

                Média de prazos de entrega no e-commerce

                No mercado logístico, cada empresa de envios possui uma média de prazos de entrega, que determinado de acordo com seus processos. A Loggi, por exemplo, realiza entregas para todo o Brasil, assim, nosso prazo leva em consideração a distância entre a região de origem e o destino final.

                Vale ressaltar que quando se fala em média de mercado, esse número contempla uma variação, ou seja, é possível que um pacote enviado por determinada transportadora chegue um dia antes ou um dia depois do que foi estabelecido, sendo que o prazo de entrega começa a contar a partir da data de envio e, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, é necessário indicar o tempo necessário para a chegada da mercadoria.

                Importância do controle de prazos de entrega de mercadorias

                Os prazos são grandes impasses para o consumidor definir se irá ou não comprar determinado produto. Nesse sentido, é de suma importância se colocar no lugar do seu público para compreender se o prazo estipulado condiz com suas necessidades.

                Uma boa gestão leva em consideração planejamento e estratégias para cada etapa do processo logístico, que quando bem feitos, geram impacto positivo na percepção das pessoas que compram na sua empresa, repercutindo em maior credibilidade e possibilidade de fidelização.

                Vale reforçar que para além do relacionamento com clientes, a má gestão de prazos reflete diretamente nos lucros do seu negócio, uma vez que produtos não entregues ou em atraso podem custar o dobro do seu investimento inicial.

                Os prazos de entrega e a percepção do cliente

                Com os avanços tecnológicos e expectativas cada vez mais elevadas, o prazo de entrega se tornou uma dos grandes diferenciais para quem compra online

                A percepção de quem compra está diretamente relacionada à expectativa da compra em si e da experiência de consumo gerada pela empresa –  que pode aprimorar seus processos para atender seu público da melhor forma. Uma experiência negativa pode derrubar qualquer esforço de marketing ou vendas, afinal, o contato real com a sua marca acontece no momento de compra e pós-compra, e não precisa muito para que uma pessoa tenha uma percepção indesejada se algo inesperado acontecer entre essas fases.

                • Qualidade e Satisfação: A qualidade pode ser considerada como uma medida de curto prazo em que o público avalia como foi sua experiência ao comprar um produto ou serviço. Já a satisfação entra como uma medida a longo prazo que só é alcançada após constantes estímulos positivos em relação às experiências de compra com uma determinada marca.
                • Percepção do público: A percepção positiva está interligada ao consumo sem arrependimento de compra. Com isso, é muito importante que as pessoas tenham uma visão positiva do produto ou do serviço que sua empresa oferece, e principalmente, que elas percebam um valor agregado ao consumir, algo que supere as expectativas.

                Como definir prazos de entrega de acordo com a mercadoria ofertada para envio

                Sua empresa tem recebido reclamações em relação ao prazo de entrega? Talvez seja hora de observar seu lead time, um indicador de desempenho logístico que reflete o intervalo de tempo que as pessoas que consomem de você precisam aguardar entre o momento do pedido e o recebimento do produto.

                Para definir o lead time, é necessário dividir em etapas de entrega para conseguir entender e construir estratégias:

                • 1. Faça a listagem completa de todos os insumos necessários;
                • 2. Estabeleça o tempo médio de aquisição;
                • 3. Tenha um inventário atualizado;
                • 4. Determine o prazo máximo de produção;
                • 5. Calcule o prazo de entrega mais seguro.

                O tempo de entrega dos seus produtos vai depender dos processos, ferramentas e sistema logístico que sua empresa utiliza. Assim, é primordial que você tenha atenção à plataformas de gestão e organização para que o seu dia a dia se torne mais otimizados e as fases de produção e envios, por exemplo, tenha reduções consideráveis. Para além disso, vale considerar o investimento em uma empresa de envios que tenha uma tabela de prazos e preços competitiva e tecnologia de ponta que garanta entregas eficazes e segurança de cada produto até o destino final.

                A Loggi é o jeito mais prático de você enviar suas encomendas para todo o Brasil. Quer saber mais?

                A equipe de redação do blog Loggi é um time dinâmico que explora os meandros da logística, e-commerce e gestão. Com habilidades diversas, cada escritor contribui para contar histórias envolventes sobre transporte, inovação e estratégias empresariais. Juntos, compartilhamos a visão da Loggi de transformar a experiência logística no Brasil.
                Compartilhar: