Uma vez que você começa a empreender, muitas vezes trabalha sozinho ou com uma equipe pequena.
Por isso, ter uma boa estratégia de fulfillment pode ser fundamental para melhorar os seus resultados no e-commerce.
No momento em que uma venda é concluída, o processo de separação, embalagem e envio dos produtos pode não estar bem otimizado e acabar se tornando extenso e moroso.
Então, que tal entender mais sobre o que é essa operação, como funciona e quais são os principais benefícios do fulfillment para o seu negócio?
Siga a leitura!
Fulfillment é um conjunto de processos logísticos e operacionais das vendas online. Também chamado de order fulfillment, ele envolve diversas tarefas, incluindo:
Esse processo pode ser feito tanto pela própria loja virtual ou por empresas terceirizadas.
De qualquer maneira, as etapas do fulfillment precisam de muita eficiência para gerar bons resultados.
Fulfillment center é o nome que se dá a um centro de atendimento que lida com as operações de pedidos realizados online.
Neste ambiente, os pedidos vão ser separados, embalados e preparados para transporte e envio aos endereços dos clientes finais.
Se a sua empresa estiver em processo de expansão, ter um centro de atendimento no futuro é uma tarefa importante a se planejar.
Por outro lado, caso você deseje terceirizar essa tarefa, pode também contar com o apoio de fulfillments centers de empresas que prestam esse serviço.
Existem duas dinâmicas para o processo de fulfillment.
Uma delas é quando a própria loja virtual coordena o processo de ponta a ponta, integrando atividades de logística, operações e atendimento.
E outra, quando a empresa aposta em companhias terceirizadas especializadas neste tipo de serviço.
Quando isso acontece, o trabalho de estocagem, separação, embalagem e transporte ficam por conta da terceirizada.
Em alguns casos, o atendimento ao cliente também pode ser feito pela empresa parceira. Nesse caso, a loja virtual tem somente como tarefa repor o estoque junto aos parceiros.
Em muitos casos, o repasse dos pedidos é feito por sistemas integrados dos lojistas com as empresas parceiras, como um ERP.
Existem cinco principais etapas do fulfillment – e elas acontecem tanto quando uma loja virtual cuida do processo quanto quando há uma empresa parceira prestando o serviço.
São elas:
O primeiro passo é o armazenamento das mercadorias, que pode ser feito em um local próprio ou com uma empresa terceirizada.
🐇 Baixe o material: Planilha de controle de estoque
Uma vez que a compra é feita, a próxima tarefa é localizar os produtos no estoque e separá-los.
Para essa tarefa – também chamada de picking – ser eficiente, é importante ter um inventário de estoque bem organizado.
A embalagem correta não é só um atributo de marca: é importante também para minimizar os ricos de avarias e perdas no transporte.
Esta é uma etapa que precisa ser ágil mas também, cuidadosa, evitando eventuais problemas.
O transporte é outra atividade chave, sendo responsável por levar o produto até os clientes.
A entrega pode ser feita por entregadores próprios, operadora de fulfillment, transportadora para e-commerce ou Correios.
A venda não termina na entrega: o pós-venda é importante para coletar opiniões dos clientes e gerenciar problemas como atrasos e extravios, trocas e devoluções e logística reversa.
Garantir um bom processo de fulfillment pode ter um impacto direto em várias áreas do seu negócio.
A seguir, vamos listar alguns dos principais benefícios que boas práticas internas podem trazer para a sua loja virtual:
Já para contratação de serviços de fulfillment terceirizados, podemos observar ainda mais vantagens.
Entre elas, podem ser citadas:
Como já falamos ao longo do texto, muitas empresas terceirizadas prestam serviços de fulfillment para lojas virtuais.
Para escolher o parceiro ideal é importante prestar atenção em alguns fatores como: localização, modelo de negócio e tipo de comissionamento.
A seguir, conheça as empresas mais populares no ramo:
Avalie os fatores de cada uma delas e busque entender se, de fato, são empresas com operações alinhadas em atender as necessidades da sua loja virtual.
Quanto melhor for o trabalho do fulfillment, melhor será a experiência do cliente no e-commerce, com pedidos enviados com cuidado e transporte feito no prazo.
São questões que ajudam a melhorar a impressão das pessoas quanto à sua marca – contribuindo para um aumento de vendas, fidelidade dos clientes e, claro, o seu faturamento.
E, não se esqueça, a Loggi está ao seu lado para ser a melhor parceira de logística para o seu negócio.
Crie uma conta e comece a enviar para todo o Brasil com fretes rápidos e baratos hoje mesmo!
Fulfillment é um conjunto de processos logísticos e de operação em vendas online, que vai do recebimento de pedidos até o pós-venda, passando por separação, embalagem e entrega.
O fulfillment tem cinco etapas: estoque, separação, embalagem, transporte e pós-venda.
Entre os principais exemplos, podem ser citados FBA da Amazon, Envios Full do Mercado Livre, Correios Log+ e B2W.