Quando você faz uma compra online e o status do pedido muda para “pedido em rota de entrega para seu endereço”, é um sinal que ele está a caminho da sua casa. Isso porque esse status é uma das últimas etapas antes da entrega ser concluída.
Aqui, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre esse status, o que vem a seguir, como rastrear a entrega e o que fazer se houver algum imprevisto. Confira!
A notificação “pedido em rota de entrega” sempre vem depois de outras, como “pedido saiu do centro logístico” e é uma das últimas antes da entrega ocorrer.
“Em rota de entrega” quer dizer que o pedido foi retirado do centro de distribuição ou ponto de expedição e já está a caminho do endereço de entrega.
Em outras palavras, quando o status muda para esse, o pedido já foi despachado e está sendo transportado até você. Isso pode ser feito por um caminhão, uma van ou até mesmo um entregador de bicicleta.
Esse status é uma confirmação de que o pedido está próximo de ser entregue.
No entanto, dependendo da empresa de transporte ou mesmo da quantidade de produtos a serem entregues, esse processo pode durar algumas horas ou até mais de um dia.
O processo de entrega é feito de uma série de etapas, começando com a separação do pedido e finalizando com a chegada ao endereço final.
De maneira simplificada, podemos dizer que o processo acontece mais ou menos assim:
Acompanhar o seu pedido em rota de entrega é bem simples. Muitas empresas atualizam o consumidor por e-mail ou SMS com as etapas da entrega e disponibilizam um código para rastreio.
Em outros casos, a transportadora é quem se comunica com o cliente, enviando um link para fazer o rastreio online.
Isso normalmente pode ser feito pelo site ou app da transportadora, é só inserir o número de rastreamento para visualizar o status da entrega.
No caso da Loggi, por exemplo, é possível acompanhar as entregas em tempo real.
Você consegue ver a movimentação do entregador em um mapa e saber exatamente quando o seu pedido vai chegar.
Se o seu pedido está em rota de entrega para seu endereço, a primeira coisa a fazer é garantir que alguém vai estar disponível para receber a encomenda.
Caso contrário, o entregador volta com a sua compra e retorna em outra oportunidade, possivelmente outro dia, para fazer uma nova tentativa de entrega.
Algumas transportadoras podem tentar entrar em contato com o consumidor e o mais comum é que o número de tentativas seja de até três.
Além de garantir que tenha alguém no endereço para receber o pedido, também é importante ter certeza que os detalhes do endereço estejam corretos, como o número, o complemento e o ponto de referência.
E, claro, você pode acompanhar o status da entrega, principalmente se houver atualização em tempo real, para monitorar o entregador e ter um tempo estimado de chegada.
Como já mencionamos, mesmo que o status mude para “pedido em rota de entrega para seu endereço”, alguns fatores podem influenciar no tempo até a chegada dele.
O trânsito é um dos principais ofensores, fazendo com que a entrega atrase. O volume de entregas é outro, já que o entregador pode ter várias paradas para fazer antes de chegar ao seu endereço.
Aliás, é por esse motivo que em épocas como a Black Friday e o Natal é comum que as lojas alterem o tempo previsto para as entregas.
Problemas logísticos, como mudanças de rota ou problemas no transporte, também podem impactar o tempo de chegada dos pedidos.
Caso ocorra um atraso na sua entrega, acompanhe o rastreamento para conferir se houve algum tipo de notificação e, se quiser, você pode entrar em contato com a empresa para saber o que houve e pedir uma nova previsão de entrega.
A mensagem “pedido em rota de entrega para seu endereço” é um sinal de que o seu produto está próximo de chegar.
Saber como funciona esse processo e como acompanhar o rastreamento pode melhorar a sua experiência e reduzir a ansiedade.
Esperamos que este artigo tenha sido útil e te ajudado a entender melhor esse funcionamento!
E, para envios futuros, conte com a Loggi. Crie a sua conta agora mesmo.
O tempo que o pedido fica em rota de entrega depende de vários fatores, como a distância entre o centro de distribuição e o endereço final, as condições de tráfego e o horário de operação da transportadora. Normalmente, pedidos ficam em rota de entrega entre algumas horas a alguns dias.
Em muitos casos, sim, o pedido pode chegar no mesmo dia. No entanto, dependendo da localização, da empresa de transporte e da quantidade de produtos a serem entregues, pode haver variações no tempo de entrega.
Rastrear um pedido em rota de entrega depende de ter um código de rastreamento fornecido pela loja ou pela transportadora. Com algumas transportadoras, é possível obter atualizações em tempo real.
“Entrega em rota” significa que o pedido está a caminho do endereço final, sendo transportado pela transportadora para finalização da entrega.