Remetente é quem envia uma correspondência ou encomenda, enquanto destinatário é quem recebe. Esses dois campos são essenciais em qualquer entrega, pois garantem que uma entrega bem-sucedida pelos Correios.
Neste guia, você vai entender como preencher corretamente cada campo e onde posicioná-los em uma etiqueta dos Correios ou envelope.
Vamos lá?
Remetente e destinatário são informações de endereço básicas para que os Correios consigam enviar uma encomenda. O remetente é quem envia a encomenda, enquanto o destinatário é quem a recebe.
O remetente é a pessoa que envia uma correspondência ou encomenda.
Em uma carta ou envelope, o remetente é quem escreve e posta a mensagem, devendo colocar seu nome e endereço no canto superior esquerdo.
No e-commerce, a loja funciona como remetente, responsável por embalar o produto, emitir a etiqueta e despachar o pedido ao cliente.
Além do envio, o remetente também deve calcular o frete e garantir que as informações estejam corretas para que a entrega ocorra sem problemas.
O destinatário é a pessoa que recebe a correspondência ou encomenda.
Em uma carta ou envelope, o destinatário é quem recebe a mensagem, devendo ter seu nome e endereço escritos no centro do envelope de forma completa.
No e-commerce, o destinatário é o comprador do produto, que receberá o pedido no endereço informado no momento da compra.
As principais responsabilidades do destinatário são informar o endereço corretamente, estar disponível para receber a entrega ou deixar alguém autorizado, e conferir a mercadoria após o recebimento.
Após identificar corretamente o remetente e o destinatário para o envio de uma encomenda, é fundamental preencher os dados nas etiquetas de maneira precisa e completa.
Certifique-se de que todas as informações estejam corretas e detalhadas, evitando abreviações e erros ortográficos.
Esses detalhes são essenciais para garantir que os Correios ou transportadora realizem a entrega sem problemas.
O remetente deve ser colocado no verso do envelope, com nome, endereço completo e CEP. Essa regra é padrão dos Correios para garantir que a carta ou encomenda seja entregue corretamente.
O destinatário deve ser colocado na parte da frente do envelope, no centro, com nome, endereço completo e CEP. Essa regra é padrão dos Correios para garantir que a carta ou encomenda seja entregue corretamente.
O remetente deve preencher seu nome completo, endereço completo e CEP na etiqueta dos Correios. Esses dados garantem que, caso a entrega não seja concluída, a encomenda possa retornar à origem.
Informações do remetente
Essas três informações são essenciais para que os Correios possam identificar e localizar o remetente, especialmente se houver problemas com a entrega e for necessário devolver a mercadoria.
O destinatário deve informar nome completo, endereço completo e CEP de forma legível e sem abreviações. Esses dados permitem que os Correios encontrem o endereço correto para realizar a entrega.
Informações do destinatário
É necessário informar os seguintes dados ao preencher o endereço em uma etiqueta nos Correios:
Preencher essas informações com precisão é crucial não apenas para garantir que a encomenda chegue ao destino final, mas, também, para possibilitar a devolução ao remetente em caso de qualquer problema.
Esses são os dados que todo remetente deve preencher. Da mesma forma, os destinatários precisam conter os dados completos para que a entrega seja concluída corretamente.
CEP, ou Código de Endereçamento Postal, é um conjunto de números utilizado pelos Correios para identificar de forma precisa os locais para a entrega de correspondências e encomendas.
No Brasil, o CEP é uma sequência de oito dígitos numéricos, que garantem a correta distribuição dos pacotes.
É possível localizar um CEP de diferentes formas. São elas:
Agora que você já sabe todas as informações que precisa preencher em uma etiqueta de envio, vamos falar sobre como utilizá-la corretamente em suas encomendas.
Lembrando que a etiqueta dos Correios é o documento que identifica uma encomenda no processo de envio – da postagem até o destino final.
Existem diversas formas de gerar uma etiqueta dos Correios. São elas:
Tão importante quanto preencher corretamente os dados na etiqueta é saber posicioná-la adequadamente no pacote. A etiqueta precisa estar fixada na parte da frente da encomenda, com os códigos de barra totalmente descobertos – a fim de que a leitura possa ser feita muito bem por qualquer dispositivo.
Esperamos que, ao final deste guia, você tenha entendido quem são os remetentes e os destinatários, como preencher corretamente seus dados e onde posicioná-los em envelopes e etiquetas dos Correios.
Lembre-se: preencher de forma correta garante que a encomenda chegue ao destinatário sem erros e que o remetente possa receber o pacote de volta em caso de problemas.
E agora, que tal definir um meio de envio parceiro para o seu negócio?
Crie uma conta na Loggi e garanta qualidade e eficiência nas suas entregas para todo o Brasil!
O remetente é quem envia a correspondência ou mercadoria, enquanto o destinatário é quem a recebe.
O remetente deve ser escrito no verso do envelope, e o destinatário deve ser colocado na frente do envelope, com todas as informações de endereço completas.
Normalmente o remetente paga o frete no momento da postagem. Porém, existem serviços em que o destinatário pode assumir esse custo na entrega (frete a cobrar).
O remetente é sempre quem envia a correspondência ou encomenda. O destinatário é quem recebe.
A equipe de redação do blog Loggi é um time dinâmico que explora os meandros da logística, e-commerce e gestão. Com habilidades diversas, cada escritor contribui para contar histórias envolventes sobre transporte, inovação e estratégias empresariais. Juntos, compartilhamos a visão da Loggi de transformar a experiência logística no Brasil.