O transporte multimodal é um termo comum quando o assunto é logística. Afinal esse recurso é bastante utilizado no Brasil e no mundo quando se trata de enviar ou receber pacotes.
Já que existem diversas maneiras de transportar algo, e é possível combinar essas formas para aproveitar vantagens tanto para quem envia mercadorias quanto para quem as recebe, como por exemplo, em compras feitas em lojas virtuais.
O transporte multimodal é aliado de empresas que querem chegar ainda mais longe, e também de qualquer pessoa que deseja receber produtos ou encomendas no lugar em que estiver.
O transporte multimodal combina dois ou mais meios de transporte diferentes (também chamados de modais). E seu objetivo é levar um determinado item de um ponto a outro, porém, com mais de uma modalidade de transporte entre a origem e destino final do objeto.
Por exemplo: uma pessoa realiza compras em um e-commerce. A loja escolhida analisa o endereço do pedido e percebe que o destino está na mesma cidade, com uma distância de menos de 20 km. Assim, decide enviar seu produto por moto, que vai retirar o pacote da loja e entregá-lo no endereço informado na compra. Nesse caso só um meio de transporte será utilizado: a moto.
Já no transporte multimodal, há a combinação de pelo menos dois modos de transporte. Ainda no exemplo da compra online, vamos supor que a loja percebeu que o endereço de um novo pedido está localizado em outro estado, numa distância de mais de 1.000 km.
Nesse caso, se a entrega fosse realizada somente por moto, o tempo de execução do serviço seria muito maior, gerando um alto custo. Por isso, a estratégia maiz eficaz é combinar diferentes meios de transporte para realizar a entrega no menor tempo possível.
Se a loja escolher uma empresa que opera em todo o Brasil e conecta diversos locais, a prestadora de serviços logísticos pode recolher o produto com uma moto e levar o pacote até um aeroporto, onde um avião transportará as mercadorias para o estado do destinatário.
Ao chegar neste estado, a empresa utiliza um veículo utilitário para recolher as mercadorias que o avião trouxe aos destinos daquela região e, entre eles, está o pacote do e-commerce, pronto para ser entregue ao consumidor. Ou seja, nesse caso, foram três meios de transporte utilizados.
Apesar de ambos os recursos estarem relacionados à logística, o transporte multimodal é diferente do intermodal. Isso porque, no primeiro caso, uma única empresa é responsável por todo o processo.
Essa figura é chamada de Operador de Transporte Multimodal (OTM) e fica responsável por todos os modais usados na operação. Além disso, aspectos legais relacionados a contratos e seguros de transporte ficam centralizados no OTM.
Já no caso do transporte intermodal, além dos diferentes meios de transporte, são envolvidas diferentes empresas e contratos de serviço.
Isso quer dizer que uma prestadora de serviços oferece o modal moto, outra o transporte aéreo e outra o serviço de entregas com utilitários, por exemplo.
O transporte multimodal é essencial na área de logística, afinal, permite que qualquer pessoa ou empresa possa enviar itens e receber pacotes e outros objetos, independente da distância.
Atualmente, com recursos tecnológicos fica ainda mais fácil enviar e acompanhar entregas, o que é positivo para quem deseja que seus pacotes cheguem sem problemas ao destino.
É o caso de pequenas e médias empresas ou de alguém que quer enviar um presente para uma pessoa querida que está longe, por exemplo. Com o transporte multimodal, todo o processo de entrega se torna mais rápido e seguro.
Além disso, quem faz compras ou pretende receber pacotes também se beneficia com esse modelo, pois é possível acompanhar o status da entrega e saber em que ponto o objeto está e qual o prazo estimado para chegar ao destino.
Quem deseja enviar pacotes precisa contar com um serviço logístico acessível e capaz de conectar o Brasil de ponta a ponta. Vendeu e precisa de agilidade na hora da entrega?