Categorias
                Início / Tecnologia

                Ferramentas de inteligência artificial: saiba como usar no seu e-commerce

                Tempo de leitura:7 min
                24/01/2024
                A imagem mostra uma pessoa, dá qual só vemos as costas, como se estivéssemos atrás dela, mexendo em um notebook, que mostra uma página com diversas imagens. Uma alusão a uma plataforma de ferramentas de inteligência artificial que gera fotografias.

                Já pensou se, do dia para a noite, você pudesse contratar um ajudante especial dentro da sua empresa para realizar múltiplas tarefas – e, na maior parte dos casos, sem precisar gastar nada? Pois é: dá para fazer isso na sua loja online com ajuda da inteligência artificial. 

                Sistemas de computação avançados, as ferramentas de inteligência artificial têm sido uma das grandes novidades do universo da tecnologia nos últimos anos – e, felizmente, muitas delas estão disponíveis para te ajudar no seu e-commerce a fazer tarefas como descrições de produtos, redes sociais, criar promoções ou até mesmo auxiliar no atendimento dos clientes.

                Quer saber como tudo isso funciona? Então leia atentamente esse texto: nele, vamos falar não só de como a inteligência artificial pode te ajudar, mas também indicar plataformas gratuitas (e pagas, caso você possa gastar um pouquinho) que servem para diferentes funções. Vamos lá? 

                Seções: 

                • O que é inteligência artificial? 
                • Quais foram os principais destaques da inteligência artificial recentemente?
                • Como as ferramentas de IA podem ser usadas no e-commerce? 
                • Quais são as principais ferramentas de inteligência artificial no mercado hoje? 

                O que é inteligência artificial? 

                Para começar, é importante entender bem o que é uma inteligência artificial – chamada por muita gente por aí pelas abreviações IA e AI (aqui, do inglês “Artificial Intelligence”). 

                Uma inteligência artificial é um tipo de tecnologia que permite que máquinas simulem uma inteligência similar à humana, tomando decisões de forma autônoma, baseadas em padrões obtidos a partir de bancos de dados. 

                Para entender isso de maneira mais prática, podemos usar como exemplo os algoritmos de sugestão de conteúdos usados em plataformas de streaming, seja de vídeo ou de áudio. 

                Se você gosta de ver filmes de ação ou escutar playlists de samba em um determinado serviço, a inteligência artificial daquela plataforma passa a te sugerir cada vez mais filmes de ação ou playlists de samba. Não é algo muito diferente do que acontece quando você vai a um restaurante e o garçom ou garçonete te sugerem “o de sempre”, depois de algumas visitas. 

                A maioria das inteligências artificiais aprende a partir de padrões de dados, o que faz a eficácia desses sistemas depender do banco de dados usado para treiná-lo. 

                A inteligência artificial é uma evolução da computação simples, que se baseia na programação de ordens específicas. Para essa evolução funcionar, a inteligência artificial tem três grandes pilares: 

                • acesso a uma abundância de dados
                • modelos de dados para classificar, processar e analisar decisões
                • capacidade de calcular potente para processar essas decisões de forma rápida. 

                Nos últimos anos, inovações como computação em nuvem, big data e melhorias de processamento permitiram que a inteligência artificial se tornasse cada vez mais assertiva, eficiente e acessível, a ponto de gerar novas evoluções. 

                O que são ferramentas de inteligência artificial? 

                Agora que você entendeu como funciona uma inteligência artificial, pode entender o conceito de ferramentas de inteligência artificial. É fácil: assim como você gasta tempo para aprender uma função específica (como, por exemplo, fazer uma planilha ou pintar um desenho), as ferramentas de inteligência artificial também aprendem a desempenhar determinadas funções. 

                Hoje em dia, as ferramentas de inteligência artificial mais comuns têm capacidades como responder perguntas, criar textos do zero, criar ou editar imagens e vídeos, ou até mesmo transcrever áudios em texto (e vice-versa). 

                Todas elas foram criadas a partir de enormes bancos de dados em que pessoas humanas fizeram tarefas parecidas – e aí, passaram a copiar esse processo, da mesma forma que uma criança aprende a falar ao ouvir outras pessoas falando. 

                Quais foram os principais destaques da inteligência artificial recentemente? 

                Grande novidade lançada inicialmente em novembro de 2022, o ChatGPT é uma evolução muito importante da inteligência artificial. Ele é uma inteligência artificial generativa – isto é, que é capaz de gerar respostas (no caso específico, em texto) a partir de apenas uma pergunta ou instrução dada por uma pessoa. 

                Caso você esteja se perguntando, o ChatGPT é uma sigla para “Chat Generative Pre-Trained Transformer”, expressão em inglês que significa “transformador gerador de bate-papo pré-treinado”. 

                Criado pela Open AI, o ChatGPT é uma variante de outros modelos de inteligência artificial, como o GPT-3, desenvolvido especificamente para ser capaz de gerar textos de maneira próxima a um ser humano. É um sistema treinado por um grande conjunto de textos, artigos e trechos de conversas, sendo capaz de criar textos coerentes, a partir de uma conversa com qualquer pessoa. 

                Assim como outros robôs de atendimento, muito usados por grandes empresas em seus sites no Brasil, o ChatGPT também pode ser considerado um chatbot (“robô de conversa”, em inglês). 

                Sua principal diferença para outros serviços de mensagens automatizadas é que ele usa uma tecnologia chamada processamento de linguagem natural (PLN), que leva em consideração como as pessoas conversam para criar respostas em linguagem humanizada, próxima às conversas do nosso dia a dia. 

                Hoje, o ChatGPT pode ser usado gratuitamente por qualquer pessoa – não à toa, estima-se que mais de 1 bilhão de pessoas utilize o ChatGPT mensalmente. O mais interessante disso, porém, é que outras ferramentas que usam sistemas parecidos estão surgindo para ajudar na edição e criação de imagens, vídeos e áudios, que podem ajudar muito na sua loja online. Vamos falar disso já, já, então siga a leitura! 

                Como as ferramentas de IA podem ser usadas no e-commerce? 

                Existem múltiplas funções em que o ChatGPT e outras ferramentas de inteligência artificial podem te ajudar no seu e-commerce. Vamos a elas? 

                Criação de conteúdo

                Se você tem um blog ou contas em redes sociais nas quais é preciso publicar conteúdo de maneira frequente, provavelmente você já se viu sem ideias sobre o que publicar. Pois bem: você pode pedir para o ChatGPT para te ajudar a pensar no que você poderia escrever, filmar ou fotografar. Pode até pedir para a inteligência artificial escrever alguns posts para você – mas revise antes de publicar, por favor. 

                Além disso, você pode também usar serviços de criação de imagem, como Midjourney ou DALL-E, para criar as imagens desses mesmos posts. Ao final deste texto, vamos falar destes e outros serviços que podem ajudar na sua criação de conteúdo. 

                Economia de tempo e recursos

                Outro apoio que o ChatGPT pode dar na sua loja online é escrevendo as descrições dos produtos. Se você fornecer informações corretas, ficha técnica e um pouco de contexto, o sistema de inteligência artificial poderá fazer esse trabalho de maneira bastante satisfatória.  

                Serviços de texto como o ChatGPT também podem ser um ótimo parceiro de negócios, dando sugestões de como atrair clientes, por exemplo. Além disso, há serviços especializados de inteligência artificial que podem te ajudar a preparar apresentações de negócios. Ou seja, ajudam a poupar tempo, e trazem soluções criativas que não estavam na sua cabeça. 

                Controle de gastos

                Ao poupar tempo e dinheiro, os serviços de inteligência artificial podem te ajudar a reduzir gastos dentro da sua empresa. Além disso, te permitem focar em atividades que podem render bastante dinheiro, como o atendimento customizado aos clientes de peso. 

                Mas não é só nisso que a inteligência artificial pode afetar a sua conta: serviços de IA, se integrados às suas planilhas, também podem ajudar a conferir erros, controlar falhas humanas e checar se os dados estão batendo em áreas como envio de produtos, sistema financeiro e/ou contas a pagar e a receber. 

                Otimização de atendimento ao cliente

                Caso você decida integrar o ChatGPT à sua loja virtual, ele poderá atender qualquer pessoa com respostas inteligentes, a partir de perguntas feitas pelas pessoas que visitam seu site. É uma forma do robô antecipar suporte de venda e pós-venda, além de recomendar produtos a qualquer momento – inclusive fora do seu horário de funcionamento. Depois, você poderá fazer uma triagem e atender os clientes de maneira personalizada. 

                Quais são as principais ferramentas de inteligência artificial no mercado hoje?

                Hoje, existe uma série de ferramentas de inteligência artificial no mercado que podem ajudar o seu e-commerce. Vamos listar algumas delas aqui, entre opções gratuitas e pagas, que podem ajudar na sua produtividade e eficiência. 

                Ferramentas de IA gratuitas

                Já falamos bastante aqui do ChatGPT, que pode ajudar em inúmeras tarefas de criação de textos. Mas há outras ferramentas gratuitas muito úteis. Entre elas, vale a pena conhecer: 

                • Flexclip, um editor de vídeos que pode ajudar com descrição de produtos e redes sociais;
                • Copy.ai, especializado em copywriting, técnica de produção de textos para criar anúncios e postagens de redes sociais;
                • Bard, uma espécie de rival do ChatGPT, criado pelo Google;
                • DALL-E, que cria imagens a partir de instruções dadas pelos usuários, em um processo semelhante ao do ChatGPT; 
                • Midjourney, que também serve para criar imagens, podendo servir para produtos no seu site ou posts em redes sociais; 
                • Playground AI, outro que também funciona para criar imagens; 
                • Synthesia, que também ajuda a criar vídeos; 
                • Brand Crowd, que ajuda a criar logomarcas e outros pontos de identidade visual para sua empresa (logo é de graça, mas outras funções são pagas). 

                Ferramentas de IA pagas

                Além das ferramentas acima, há ainda outros serviços bastante interessantes que podem valer a pena a assinatura. Entre eles, vale conhecer: 

                • Genei, que é capaz de resumir documentos, pesquisar palavras-chave e vasculhar contratos, relatórios e artigos; 
                • Jasper, que é um assistente de marketing de conteúdo para fazer postagens de blog, e-mails, relatórios e ajuda a criar artes; 
                • Beautiful AI, que gera apresentações de slides; 
                • Picsart, que edita imagens e vídeos. 

                Agora que você conhece algumas opções de ferramentas de inteligência artificial, que tal conferir os guia que criamos sobre como vender no Instagram? Nele você vai descobrir como criar seu perfil e o que considerar ao conversar com seu público.

                A equipe de redação do blog Loggi é um time dinâmico que explora os meandros da logística, e-commerce e gestão. Com habilidades diversas, cada escritor contribui para contar histórias envolventes sobre transporte, inovação e estratégias empresariais. Juntos, compartilhamos a visão da Loggi de transformar a experiência logística no Brasil.
                Compartilhar: